terça-feira, 27 de agosto de 2019


1º de fevereiro

O começo de 2019 traz novas possibilidades para nossa escola. Novos professores, novos alunos, nova proposta. O amplo espaço do CIEP convida nossos alunos a interagir com ele para descobrir todo o nosso meio ambiente. Preservando, construindo, modificando e descobrindo. Começamos o ano com nosso super café da manhã, apresentamos nossos novos professores e conversamos sobre nosso projeto. Para começar nossa mensagem que fala sobre a importância de evitar os julgamentos e de avaliarmos nossa participação em todos os eventos:

O pacote de bolachas 

Uma moça estava à espera do seu voo, na sala de embarque de um grande aeroporto. Como deveria aguardar ainda muitas horas, resolveu comprar um livro para passar o tempo. E comprou também um pacote de bolachas.
Em seguida, acomodou-se numa poltrona, na sala Vip do aeroporto, para que pudesse descansar e ler em paz. Ao lado da poltrona, sentou-se um homem que abriu uma revista e começou a ler.
Quando ela tirou a primeira bolacha do pacote, o homem também pegou uma. Sentiu-se indignada, mas não disse nada. Apenas pensou: «Mas que cara de pau! Se eu estivesse mal disposta, daria um soco no olho dele, para nunca mais esquecer este atrevimento!»
A cada bolacha que ela pegava, o homem também tirava uma. Aquilo a foi deixando indignada, mas não conseguia reagir. Quando restava apenas uma bolacha, ela pensou:
«Ah... O que é que este abusado vai fazer agora?»
Então, o homem dividiu a última bolacha ao meio, deixando a outra metade para ela. «Ah! Aquilo era de mais!!!» Ela bufava de raiva.
Pegou no livro e nas suas coisas e dirigiu-se para a porta de embarque.
Quando se sentou, confortavelmente, numa poltrona, já no interior do avião, olhou para dentro da bolsa para tirar uma coisa; para sua surpresa, o pacote de bolachas estava lá, ainda intacto, fechadinho! Ela sentiu uma imensa vergonha! Percebeu que, afinal, ela é que tinha errado...
Ela tinha se esquecido de que as bolachas estavam guardadas na sua bolsa. E o homem havia dividido o pacote dele sem se sentir indignado, enervado ou revoltado. Enquanto ela tinha ficado muito transtornada, pensando estar dividindo com ele as bolachas dela. E já não havia tempo para se explicar nem para pedir desculpas!

Concluindo....Antes de tirar conclusões, observe melhor! Muitas vezes somos nós que estamos comendo as bolachas dos outros. Talvez as coisas não sejam exatamente como a gente pensa! Antes de concluir, observe melhor. Existem quatro coisas que não se recuperam nunca: a pedra depois de atirada; a palavra depois de proferida; a ocasião depois de perdida e o tempo depois de passado!







Nenhum comentário:

Postar um comentário