quarta-feira, 30 de maio de 2012

Trabalhando os três R: REDUZIR,REUTILIZAR e RECICLAR.

Nosso Projeto Político Pedagógico está centrado na cidadania e na formação de indivíduos pensantes e críticos. Em 2012,nosso subprojeto é "Cidadão Sustentável". Desde o ano de 2011 nosso foco é criar na nossa comunidade escolar uma cultura voltada para a preservação do meio ambiente. Para tanto, começamos no ano passado a adotar a política dos 3 R : reduzir, reutilizar e reciclar. Deixamos de usar copos descartáveis, reaproveitamos cartazes e outros materiais que possam ser utilizados novamente e incentivamos a diminuição do consumo de água e do desperdício de comida, entre outras ações. 
         Uma das coisas que pensamos foi em tentar, sempre que possível, fazer com as crianças enfeites e lembrancinhas de datas comemorativas com materiais recicláveis. Para o dia das mães, a coordenadora pedagógica Bianca deu uma oficina para o 5º ano explicando a confecção de um porta-níquel feito com caixas de leite adquiridas no refeitório. Ficou um presente original . Os alunos aproveitaram bastante, gostaram da experiência e já estão pensando em novas oficinas com outros materiais. Os alunos do 1º ano fizeram geleia com a parte branca do maracujá e colocaram em potinhos de comida de bebê trazidos pelas crianças e professoras. Presentes bonitos e sustentáveis.

Coordenadora dando a oficina na sala do 5º ano
Um ajudou o outro na confecção do porta-níquel
Todos gostaram da oficina
Porta-níquel pronto.
Depois de pronto, eles foram embalados.
Presente bonito e sustentável.
                                     

Um comentário:

  1. Como participante na Educação desta Unidade de ensino, sinto-me muito feliz em constatar a continuidade e o carinho ao processo pedagógico .Nelmara

    ResponderExcluir