quinta-feira, 9 de junho de 2011

Professor Manoel Maurício de Albuquerque


Professor Manoel Maurício de Albuquerque

Manoel Maurício de Albuquerque nasceu no Estado de Alagoas, em 1927, e faleceu no Rio de Janeiro, em 1981.

Sua vida acadêmica e sua obra.

Manoel Maurício de Albuquerque foi bacharel e licenciado em História e Geografia pela antiga Faculdade de Filosofia da Universidade do Brasil, hoje IFCS/UFRJ.
Além de ter sido professor assistente de História do Brasil no IFCS/UFRJ, titular de História Econômica do Brasil na PUC do Rio de Janeiro e professor titular de História Diplomática do Brasil e História da América no Instituto Rio Branco do Ministério das Relações Exteriores.

Manoel Maurício foi conferencista em cursos de aperfeiçoamento no Arquivo Nacional, no Conselho Nacional de Geografia e no IBGE, além de ter ocupado o função de geógrafo do Conselho Nacional de Geografia.
Foi documentarista do extinto Instituto Nacional de Imigração e Colonização.

Em sua obra de historiador, além de obras didáticas destinadas ao Ensino Médio - e um Atlas Histórico Escolar (obra coletiva, 1983) -, destaca-se seu principal livro, Pequena História da Formação Social Brasileira (1981).

Seu nome foi postumamente reverenciado com a criação do Centro de Estudos Manoel Maurício de Albuquerque, o CEMMA, que tem como objetivo principal preservar a imagem de seu patrono.

História do CIEP Manoel Maurício

O CIEP Manoel Maurício foi inaugurado em 22 de setembro de 1986, pelo então Governador do Estado Leonel de Moura Brizola e contou com a presença do ilustre professor Darcy Ribeiro.

Nossa Sala de Leitura foi inaugurada em 16 de outubro de 1989 e recebeu o nome de Charles Chaplin.



Leia mais sobre a vida e a obra do professor Manoel Maurício de Albuquerque


Nenhum comentário:

Postar um comentário